"A Culpa é da foto" estreia nas redes sociais

24 Jan 2017

Há 33 anos fotojornalistas em Brasília protestavam contra retaliações durante o governo militar. Para relembrar a história, estreia hoje, 24/01, nas redes sociais da Photo Agência e parceiros, o documentário “A culpa é da foto”, de André Dusek, Eraldo Peres e Joédson Alves.

 

O curta-metragem resgata a história dos fotógrafos que protestaram contra a censura e a favor da liberdade de imprensa em Brasília, em pleno regime militar, ao serem proibidos de registrar e acompanhar as reuniões e atividades no gabinete presidencial, durante o governo do General João Baptista Figueiredo (1979-1985).

 

Foi em 24 de janeiro de 1984. Os repórteres fotográficos que cobriam o Palácio do Planalto se recusaram a fotografar a saída do presidente pela rampa do Palácio e, em protesto silencioso, deixaram suas câmeras no chão e assistiram à passagem do presidente Figueiredo de braços cruzados. Apenas um registro do fotógrafo J. França e o marco na história do único protesto de fotógrafos no Brasil.

 

Fotografia de J. França do protesto dos fotojornalistas na rampa do Palácio do Planalto em 24/01/1984.

 

O diretor e produtor executivo Eraldo Peres, destaca a importância do documentário. “Primeiro no campo simbólico, quando o filme resgata a partir de uma foto histórica, a organização e mobilização dos fotojornalistas em defesa da profissão diante de um governo militar ditatorial; segundo, no campo profissional trazendo para o cenário nacional, a importância da fotografia e a valorização da atividade jornalística no registro e no debate do poder político; e terceiro, no campo da produção do documentário propriamente dito, que ao resgatar os anos de chumbo e trazer o depoimento dos protagonistas dessa época, se tornou um documentário premiado e com várias indicações”.

 

Reconhecimento

"A Culpa é da Foto" estreou nas telonas em setembro de 2015, durante exibição no 48º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Seu reconhecimento veio com o prêmio de melhor curta-metragem pelo júri oficial com o ‘Troféu Brasília’.

 

Em 2016, ficou entre os nove documentários indicados para a Academia de Hollywood durante o 21º Festival Internacional de Documentários - É tudo Verdade, o maior festival do seguimento na América Latina. Ao todo foram 1.700 documentários inscritos, 85 selecionados e 09 finalistas à indicação.

 

Na sequência de premiações, recebeu o troféu Cinememória de melhor documentário durante o 5º Curta Brasília – Festival Internacional de Curta-metragem.

 

Na foto (E-D): Joédson Alves, André Dusek, Eduardo Dusek e Eraldo Peres.

 

 

O documentário é uma realização da Photo Agência, em parceria com a HC Lara Produções e Line Pine Pictures. Produção original de Eraldo Peres, história e direção de conteúdo de André Dusek, direção de fotografia de Joédson Alves, e trilha sonora original de Eduardo Dusek.

 

Serviço

Documentário "A Culpa é da Foto"

Estréia no Canal Photo Agência

Data: 24/01/2017

Informações: info@photoagencia.com.br

 

Veja os bastidores e notícias sobre o doc na página www.facebook.com/aculpaedafoto

 

 

 

 

 

Please reload

Destaques
Please reload

Arquivo
Please reload

Photo Agência

Fale Conosco

Fone

55 61 3963-5119 / 9 9333-1691

Endereço

CLSW Qd. 103 - Bloco A - Loja 37 - Ed. Rhodes Center II - Sudoeste - Brasília/DF - Cep. 70.670-521

Todos os Direitos Reservados.