Semana encerra oficina de elaboração de projetos culturais

27 Apr 2018

O projeto Ideia Prática encerrou esta semana a terceira etapa do ciclo de oficinas, com o curso de Elaboração de Projetos e Portfólio. A jornalista e produtora cultural Carol Peres tratou com os mais de 75 alunos no Vicente Pires, Taguatinga, Guará e Paranoá todos os processos necessários para a construção de propostas na área cultural.

 

 

 

A oficina contou com ênfase especial nas especificidades do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal –FAC, e as adaptações necessárias para inscrição em outros editais, concursos e leis de incentivo. Foram detalhados os pontos de avaliação de um projeto e quais itens deverão ter atenção por parte do proponente, como a planilha orçamentária e a execução. Um dos exemplos mostrados foi o Mês da Fotografia, desenvolvido e executado pela Photo Agência há sete anos.

 

Carol Peres falou também sobre cadastro no mapa das nuvens, um espaço colaborativo de mapeamento de pessoas, lugares, territórios e ações culturais desenvolvido pela Secretaria de Cultural em parceria com o Ministério da Cultura, e CEAC - cadastro de entes e agentes culturais do Distrito Federal, uma das exigências para participação em editais públicos.

 

A segunda parte da aula abordou o portfólio profissional. “Ele é um produto importante para o seu projeto, demonstra a sua capacidade técnica de atuação e quais são os seus produtos e serviços. É importante também apresentar os nomes mais significativos da sua equipe técnica”, destacou Peres. Para quem ainda não possui grande experiência na área, a instrutora recomendou alguns pontos. “Destaque o que você já estudou na vida, sua formação acadêmica. Documentar tudo desde o início é importante”, reforçou.

 

A próxima semana terá a quarta e última fase do IDEIA Prática, com a oficina de Orçamento e Prestação de Contas. O curso apresentará os principais pontos a serem observados para uma das fases mais imprescindíveis de um projeto cultural, que vão desde a elaboração do orçamento até a produção de relatórios e prestação de contas final. De forma prática, serão demonstrados modelos de planilhas, formulários, relatórios e as principais atualizações e regulamentações vigentes, de forma a garantir a lisura, transparência e legalidade na utilização dos recursos pelos gestores culturais.

 

As aulas serão realizadas em Vicente Pires, Guará e Taguatinga, entre os dias 2 e 4 de maio. Inscrições estão disponíveis no endereço http://www.photoagencia.com.br/ideiapratica.

Please reload

Destaques
Please reload

Arquivo
Please reload

Photo Agência

Fale Conosco

Fone

55 61 3963-5119 / 9 9333-1691

Endereço

CLSW Qd. 103 - Bloco A - Loja 37 - Ed. Rhodes Center II - Sudoeste - Brasília/DF - Cep. 70.670-521

Todos os Direitos Reservados.